Sementes Regenerativas

contexto

O projeto Sementes Regenerativas é uma parceria entre o Instituto Muhda e o Açaí Barbacuá.

Com financiamento do Fundo Casa Socioambiental, implantaremos um sistema agroflorestal (SAF) no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis (SC), para reinserir uma espécie nativa endêmica da Mata Atlântica: a palmeira Juçara.

Como resultado esperado, o projeto prevê a doação de mais de um milhão de sementes para futuro plantio em terras indígenas Guarani M’bya do norte de Santa Catarina, que já compõem a rede de parcerias e apoios do Instituto Muhda e do Açaí Barbacuá.

sobre o projeto

A agrofloresta será implantada no Parque Muhda, uma área de 96.000m² (com aproximadamente 90% do espaço em Área de Preservação Permanente) no Ribeirão da Ilha, bairro considerado Patrimônio Histórico pelo IPHAN, com mais de 80% do território inserido no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri.

O Parque Muhda é um espaço de proteção da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, mas é também um congregador dos elementos naturais, abastecendo as famílias vizinhas com a nascente existente no terreno, ampliando redes comunitárias horizontais de distribuição.

O início das atividades se deu em 25 de setembro de 2023. O sistema agroflorestal foi desenhado como um modelo escalável, que retoma alimentos de base biodiversa e espécies com potencial tintorial para aplicação nas artes naturais, estimulando a prática florestal do bioma Mata Atlântica em conjunto com a valorização de hábitos e culturas tradicionais ancestrais, como o tingimento natural e o cultivo de plantas nativas.

No Parque Muhda, conforme o fluxo estimado de turistas visitantes nos primeiros 12 meses, realizado pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo  (FIPE/USP), 15.000 turistas poderão, anualmente, circular pela agrofloresta e conhecer sobre o SAF, a Juçara e seu simbolismo cultural.

conheça

Agroindústria Familiar Barbacuá

A Agroindústria Familiar Barbacuá está localizada no município de Praia Grande (SC), e tem como filosofia é a regeneração da Mata Atlântica a partir da conservação da espécie de palmeira Juçara.

O estímulo ao plantio das Juçaras promove uma economia circular na medida em que as mudas doadas aos pequenos agricultores permitem o fornecimento de posteriores frutos às famílias produtoras de açaí. Já a presença da Juçara nas áreas agroflorestais permite a disponibilidade de alimentos para animais e humanos, contribuindo para um ecossistema equilibrado. 

Em 7 anos de história, o movimento Barbacuá já beneficiou mais de 30 toneladas de frutos e distribuiu 10 milhões de sementes.

Cerca de 50 famílias de agricultores foram impactadas durante esse período. A atuação desta rede também se dá pela educação ambiental, no desenvolvimento de práticas e oficinas de conscientização sobre a importância ecológica da palmeira Juçara, o desenvolvimento sustentável, a soberania alimentar e o empreendedorismo agroecológico.

Hoje, a rede Barbacuá já integra os municípios de Praia Grande, Mampituba, Morro Grande e Jacinto Machado, em Santa Catarina, além de Itati e Maquiné, no Rio Grande do Sul.

projeto realizado com recursos do

#MuhdaUmMudaTodas