O Instituto Muhda é uma associação civil sem fins lucrativos sediada em Florianópolis que busca conquistar autonomias com resiliência e determinação, comungando sonhos e trabalhando em união. 

Na organização do Instituto, uma rede integrada se esforça para catalisar mudanças transformadoras a favor da vida, liderando iniciativas socioambientais que promovem diversas formas de autonomia.

Somos um coletivo de especialistas de vários campos do conhecimento, cujas habilidades se harmonizam e se complementam, alimentando uma visão sistêmica de suporte e ação impactante nos territórios tocados.

O que nos une? O senso de urgência pela regeneração ambiental e pela justiça social. 

Financiamento Coletivo

faça parte deste movimento!

O que defendemos:

1

Saúde

Acreditamos que estar integralmente saudável implica em preservar o bem-estar físico, mental e ecossistêmico. Sendo a saúde um direito básico dos seres humanos, as ações que emanam dessa abordagem se traduzem em um tratamento respeitoso, a começar por um acolhimento de qualidade. Assim, vemos tanto a saúde como elemento central da preservação socioambiental, como questão fundamental na garantia de cidadania.

Educação

As ações do Muhda buscam estimular o exercício intelectual como ferramenta de geração de autonomia. Sem uma hierarquização de conhecimentos, entendemos que, em um processo pedagógico transformador, ensinar é aprender. Nosso compromisso com a cidadania passa por reconhecer que a consciência crítica é parte fundamental da construção do saber. Nessa perspectiva, a construção de conhecimento se dá por uma metodologia ativa e, sobretudo, criativa.

Apoio às Populações Vulnerabilizadas

Estamos cientes de que a situação de vulnerabilidade é sintoma de um processo de violência estrutural que permite a reprodução contínua dos mecanismos de opressão de grupos que são contraditoriamente chamados “minoritários”, quando de fato constituem a maioria do povo brasileiro. No Muhda, propomos ações transversais que colaborem com a autonomia dessas populações, enxergando a o problema socioeconômico como um dos pilares do paradigma político-cultural dominante que desejamos transformar.

Sustentabilidade

A intenção de permear a sustentabilidade ampliada a todos os setores de nossa vida individual e coletiva passa por olhar a realidade de forma sistêmica, trabalhando em várias escalas. É preciso articular, agir, educar, criar e apoiar inciativas que pautem desde as ações ambientais até a participação política e o questionamento do modelo econômico. Com esta diretriz, sinalizamos nossa disposição de superar o desafio do ser sustentável, que demanda movimentos individuais e comunitários que apontem para o cuidado com a vida.

Arte e cultura

Identificamos a urgência de reconhecer e proteger patrimônios culturais que sofrem pela falta de legitimidade de seus valores materiais e imateriais. Para isso, defendemos uma circulação artística participativa, em que o público que consome também propõe e cria, alimentando a cultura que a ele retorna. Deselitizar o processo produtivo da arte é nosso caminho para cultivar um solo fértil de onde possam vir à tona as mais diversas expressões criativas.

Soberania Alimentar

A soberania alimentar que defendemos parte de um modelo de produção de alimentos sustentável, de base agroecológica, com respeito à diversidade socioambiental das microproduções agrícolas. A luta é pela garantia de alimentação com segurança nutricional, por condições dignas de trabalho no campo, pela manutenção das reservas naturais brasileiras, pela preservação das terras indígenas demarcadas e pela valorização cultural dos povos originários e tradicionais rurais.

#MuhdaUmMudaTodas