contexto

O problema socioambiental é urgente e estamos atentas à crise civilizatória que continua a emergir nos mais diversos campos da vida, mas não basta apenas observar seus efeitos.

Entendemos que a produção de alimentos está no cerne da questão e nosso compromisso é com a transformação desse cenário. Precisamos agir agora – afinal, quem tem fome, tem pressa.

Além de reconhecer a importância do combate à insegurança alimentar, uma vez entendido o contexto local e dimensionado o problema que enfrentamos, uma resposta nos pareceu óbvia: criar um equipamento capaz de atender integralmente as populações em situação de vulnerabilidade com um olhar sistêmico às necessidades dos indivíduos. 

Em defesa das microproduções rurais de base familiar, pensamos que a segurança nutricional da população deve estar conectada a um modelo agroecológico de produção de alimentos. Assim, criamos o Muhda Um, um equipamento social de combate à insegurança alimentar e à fome de cidadania, em Florianópolis.

projeto

camadas de atendimento

O Muhda Um é a proposta do Instituto Muhda para a implementação de um equipamento social, em Florianópolis, capaz de atender integralmente as populações vulnerabilizadas, oferecendo alimentação de qualidade (soberania alimentar), suporte psicossocial (saúde), acesso a cursos de capacitação e alfabetização digital (educação), reinserção no mercado de trabalho (sustentabilidade) e salas de cinema com sessões dirigidas (estímulo à arte e à cultura), fomentando a agroecologia e a integração entre o campo e a cidade na produção dos alimentos.

É um projeto potente, cuja ambição é causar profundas transformações sociais (a partir da promoção de autonomia) em toda a rede que envolve o equipamento. O equipamento possui 5 camadas de atendimento ao indivíduo, construídas e ampliadas a partir de uma rede capaz de proporcionar conjuntamente um apoio sistêmico. 

autossustentabilidade

O Muhda Um se funda a partir de um olhar que transcende a alimentação em si. Além de atender essa necessidade primária, a produção de alimentos é uma ferramenta que fortalece a autonomia das comunidades, agindo transversalmente a inúmeras iniciativas sociais.

Nosso equipamento se financiará vendendo refeições para empresas que ofertam alimentação aos seus funcionários ou para instituições que queiram patrocinar o projeto. Ele se inicia em Florianópolis, mas é pensado como uma solução a ser posteriormente escalada, alcançando outros territórios do País – como uma muda que pode ser transplantada. 

comercialização de refeições

Contatamos empresas privadas com operações locais em Florianópolis, de forma a encontrar os potenciais compradores das refeições – e, portanto, a fonte de financiamento local para os custos de operação do projeto.

financiamento das produções

Contatamos cooperativas de crédito que, diante dos contratos a serem assinados (compra futura de refeições processadas pelas empresas e fornecimento de alimentos in natura pelas cooperativas), fornecerão linhas específicas de crédito para financiar e assegurar as microproduções contratadas.

status do projeto

No ano de 2023, consolidamos a rede de parceiros que compõe nossa loja de produtos, uma forma de captação paralela ao financiamento coletivo

Em 2024, o alcance das metas de arrecadação viabilizam a inauguração do projeto-piloto. 

Como ajudar?

Aqui, o trabalho é colaborativo e a construção é coletiva. Se você tem interesse em fazer parte deste movimento, deixe seu contato ao lado. Se você quer apoiar financeiramente o projeto, nossa campanha de financiamento coletivo está aberta. Para acessá-la, entre na aba "Doações e apoios". Se você quiser se voluntariar em nossas ações, basta acessar a página "Seja um voluntário". Será um prazer contar com você!

#MuhdaUmMudaTodas