4ª Oficina – Cores da Terra (São Francisco do Sul/SC)

Na última oficina do Projeto Cores da Terra (São Francisco do Sul), em 21 de Outubro, foi feita a finalização das peças do uniforme do coral da Morro Alto, aldeia Guarani M’bya em São Francisco do Sul (SC), participante desta etapa do projeto Cores da Terra.

Na ocasião, foi feito o desenho dos grafismos para estampar as vestimentas, assim como a pintura livre das peças, a partir das tintas elaboradas nas oficinas anteriores.

As cores utilizadas nos uniformes foram laranja e cinza, de acordo com a paleta da bandeira da escola E.I.E.B. Mainoî Wera Jedju, localizada dentro da aldeia Laranjeiras e, precisamente, o principal espaço físico onde ocorrem as oficinas do Projeto Cores da Terra. A matéria-prima das cores foi o urucum e o barbatimão, além do ferro como modificador.

Foram produzidas 21 peças de roupa, sendo 7 calças, 7 saias e 7 camisetas, sendo que os integrantes do coral fizeram, eles próprios, as pinturas de suas respectivas peças de roupa. O coral Kuara’y Ho’u Are (Nascer do Sol) é composto por jovens da aldeia Laranjeiras, que se revezam para as apresentações externas.

Em paralelo, foi realizada a aplicação dos pigmentos em sobras de tecidos. Fizemos o registro de todas as matérias-primas que compõem o catálogo sobre o artesanato Guarani, a ser lançado em breve, e a seleção das peças a serem exibidas nas exposições artísticas que serão realizadas em São Francisco do Sul (SC) e em Florianópolis (SC).

O encerramento, às 15h, contou com uma apresentação musical do coral Kuara’y Ho’u Are (Nascer do Sol), da aldeia Laranjeiras. As oficinas artísticas de tingimento natural e aplicação no artesanato são a parte formativa do projeto Cores da Terra, executado pelo Instituto Muhda e pela Águas de São Francisco do Sul.

Anterior
Próximo

< clique para ver mais >

#MuhdaUmMudaTodas