1ª Oficina – Cores da Terra (São Francisco do Sul/SC)
No último sábado, 09 de Setembro, foram iniciadas as oficinas artísticas de tingimento natural e aplicação no artesanato na aldeia Guarani M’bya Laranjeiras (tekoa Morro Alto), em São Francisco do Sul (SC).
Este ciclo de formação é parte do projeto Cores da Terra, executado pelo Instituto Muhda e pela Águas de São Francisco do Sul. Na ocasião, cerca de 50 participantes – entre lideranças, artesãos, jovens e crianças – estiveram presentes no evento.
Inicialmente, às 12h, foi realizada a exibição de um documentário, seguida de uma roda de conversa com os artesãos Guarani M’bya, para identificar as necessidades do território, as dificuldades para feitio do artesanato e os desejos da comunidade quanto à valorização da arte Guarani.
Logo após, foi realizado um passeio coletivo pela aldeia, para a coleta de espécies tintoriais, como o tradicional urucum, e de plantas locais com potencial tintorial, como a casca de goiabeira e a folha de penicilina.
Em seguida, os participantes fizeram os primeiros testes de pigmentação, que consistiu no método de infusão e fervura das plantas e na pintura livre em papel. O encerramento, às 17h, contou com uma apresentação musical do coral Kuara’y Ho’u Are (Nascer do Sol), da aldeia Laranjeiras.